Passeamos um pouco à beira rio. Diga-se que Ponte de Lima convida. A hora já estava a apertar e não abusamos muito. Fomos em direção à nosso novo destino. A quinta dos pentieiros. Possivelmente poderão encontrar também com o nome penteeiros. Fica à entrada das lagoas de Bertiandos e a entrada não dá para ver muito do que há no interior. Tem um parque à entrada e um café de apoio. Funciona também como camping e tem também bungalows . Mais do que isso é um sitio bonito. Vimos muitas crianças a passear e felizes por um lugar tão especial. Mas o que nos tinha levado até aqui eram os cavalos. Estamos numa das vilas que mais orgulho tem neles e aqui são muito bem tratados. Podemos vê-los felizes e em boa forma e isto faz-nos gostar ainda mais deste local. Foi aqui que conhecemos o Filipe Daniel que tinha tudo preparado para nós e principalmente nos levou num passeio lindíssimo de charrete pelas lagoas. A égua Lagoa estava muito calma e foi fácil começar o passeio. A temperatura arrefeceu muito e à volta das lagoas levantou-se uma neblina mágica. A vegetação criou uma paisagem única digna de filmes e de fotografia que tanto gostamos. É um bom convite que deixamos, visitar ao nascer ou ao cair do dia. É uma calma incrível esta relação entre o locar e o passeio de charrete. As fotos falam por si. Voltando à quinta tivemos oportunidade de ver o albergue e os bungalows que estavam muito bem enquadrados na quinta. Vimos o jeito com o que o Filipe preparou a Lagoa, dão muito trabalho e a dedicação é muita. Soltou-a junto aos outros cavalos e a felicidade que ali havia. São muito sensíveis e imprevisíveis. As raças eram variadas como garranos e lusitanos, mas um dos mais simpáticos e espertos era o burro Simão. Já não havia muita luz e voltamos para o Cerquido. Desta vez de carro. Arrefeceu muito rápido e as compras que tínhamos feito foram muito uteis. A cozinha estava preparada com tudo para cozinharmos e ficou muito bom. A noite já estava gelada e cedemos à lareira e mantas. Ficamos rendidos à sala, desta vez não foi pela decoração. As almofadas, quadros, ou bonecas incríveis. Foi fácil adormecer com to do aquele ambiente.

Acordamos muito bem-dispostos e fomos tirar partido da piscina coberta e jacúzi (e já agora com vista incrível sobre Ponte de lima e a Serra d’arga). À noite é completamente mágico (sim fomos espreitar). Sem preço e experiência incrível, que convidamos a quem puder para aproveitar. Uma experieência que fica marcada. Após isto a manhã dificilmente poderia melhorar, mas também tomamos o pequeno almoço no pequeno terraço exterior com esta magnifica paisagem. Difícil foi nos despedirmos do Cerquido, pois gostamos imenso e seguramente iremos voltar. Podemos sugerir o Cerquido (casa da montanha) como um local excelente para um casal que procure uma experiencia a dois num ambiente muito calmo ou então para uma família até 4 pessoas. Os 2 quartos são encantadores e a casa é muito confortável e espaçosa. Do outro lado da rua tem 2 casas/bungalows que tiram partido da mesma paisagem, mas num espaço mais pequeno. Para grupos grandes existe uma opção excelente que é o quartel de santa justa. Renovado e completamente isolado na montanha a poucos kilómetros, para quem quer se isolar de tudo sem ter de dispensar o conforto. Para refeições, convém irem preparados com algumas compras para não terem de ir até Ponte de Lima ( 10 minutos de carro). Qualquer das formas, Ponte de Lima é dos melhores locais no país para comer e já agora a vila dos jardins com inúmeros caminhos serem coberto por ramadas e decorados por jardins muito bem mantidos. Assim como os trilhos. Principalmente para quem procura dar passeios de bicicleta, de forma suave, segura e principalmente de forma calma é dos melhores locais que temos em Portugal. O rio é sempre um bom companheiro que acompanha as ciclovias com um cheiro bem amigável no outono devido aos castanheiros e às ramadas recentemente vindimadas. É difícil arranjar encontrar todos os elogios, mas é fácil fugir e voltar.