Nesta nossa fugida,foi um pouco diferente para nós? E porque?
Por ser São João uma data mais que aguardada pela nossa cidade e em que todas as pessoas tem um brilho especial e se transforma em algo mágico…
Para nós iria ser um fim de semana diferente com uma fugida até Coimbra, que é também é a cidade do encanto.
Partimos de manhã já com o sol a entrar pela janela e já se anunciava ser um dia daqueles bem quentinhos.
A nossa viagem de carro põe sempre música a mistura e desta vez a playlist, era um pouco como a “nossa” playlist de São João. Que assim alegrou o nosso rumo a Coimbra.
Chegamos por volta da hora do almoço e a barriga já anunciava sinais de fome. Foi-nos sugerida a visita a um sitio muito especial! De seu nome Refeitro da Baixa.
Dizemos ser um sítio especial, pois é um restaurante que no seu passado teria sido uma fábrica de cerâmica…conseguem imaginar?
À sua chegada fomos recebidos pela simpática Vera, que nos indicou a nossa mesa. Uma mesa, que ficava na entrada de um antigo forno. Isto porque toda a arquitectura foi mantida.
E no passado aquele local era uma antiga fábrica de loiça.
Para tornar este local ainda mais especial, ao lado do restaurante, é uma olaria. Onde é visivel para quem vai ao restaurante ver o que se passa na olaria e vice-versa.
Achando na nossa opinião que é uma fusão perfeita. Foi-nos dito pela simpática Vera, que naquele momento estava a ser feita a coleção de pratos do Refreito nessa mesma olaria.
Funcionando assim em sintonia ambos os trabalhos.
Não nos podendo esquecer que estavamos com fome. Decidimos pedir uma entrada e também para recordar o nosso São João, pedimos uma Sardinha e para acompanhar um espumante.
O que nos refrescou neste dia quente.
Para prato principal decidimos pedir dois pratos diferentes. Um polvo assado no forno, acompanhado de legumes e batata doce…só temos uma palavra…divinal! Para além do bonito aspecto do polvo o seu sabor estava no ponto!
O outro prato que nos atrevemos a experimentar, foi iscas de leitão com migas da lousã . Um sabor diferente mas igualmente apetitoso!
A nossa barriga já se encontrava confortável, mas como sempre vai buscar lugar para uma sobremesa!
E desta vez foi um brownie,com mousse de lima e gelado de chocolate, simplesmente fantástico. E como a sobremesa vem sempre a dois, pedimos o maravilhoso leite-creme queimado com gelado de baunilha e cookie.
Fomos maravilhosamente bem recebidos, que só nos aptecia ficar mais tempo no restaurante.
Sem dúvida que quem vem a Coimbra terá de vir ter esta experiência , no Refeitro da Baixa.